05 DICAS PARA LÍDERES INICIANTES

Por que todo mundo consegue e eu não?
03/12/2020
05 PASSOS PARA AFUNDAR SUA CARREIRA COMO LÍDER
28/04/2021

05 DICAS PARA LÍDERES INICIANTES

Este título te chamou a atenção? Pois é, essa chamada tem feito muitas pessoas como você, parar para ler esse conteúdo.

O Brasil tem como cultura promover excelentes profissionais operacionais a cargos de liderança! Essa prática motiva muitos a se aplicarem cada vez mais nas suas atividades, em busca de uma posição, que lhe trará destaques na carreira, e acima de tudo, melhorará seus rendimentos financeiros.

Entretanto, muitos iniciantes chegam ao cargo sem competências estratégicas para liderar um time, e, encontram muitas dificuldades, pois, não são acompanhados a desenvolver habilidades fundamentais para que performem e, acima de tudo, crie equipes de performance.

O intuído desse artigo, é apresentar 05 dicas simples, mas, que fazem toda diferença para que acabou de assumir uma posição de liderança:

  1. Não assuste seu time! Isso mesmo! Dê um tempo a você, para conhece-los. Chegar fazendo mudanças bruscas como: trocar funcionários de turnos, mudar mesas de lugares, promover alguns e demitir outros, são atitudes que podem lhe custar um “tiro no pé!”. Muitos chegam dessa forma, e perde o time todo! Lembre-se: primeiro você conquista, depois você habita!
  2. Saiba se vender! O seu time tem que te comprar! Você precisa mostrar a eles o que você agregará não apenas no departamento, mas também, na vida profissional deles. Então, mostre seus melhores atributos, mas, não fique apenas no discurso, prove a eles que você é o que você diz que é.
  3. Conheça todos do seu time pelo nome e, se importe pela história deles. Pessoas se conectam com pessoas. Pessoas ajudam pessoas. Como gestor, você tem obrigação de conhecer quem está ao seu lado, suas habilidades e competências. Faça isso sem julgamento. Aliás, crie você mesmo a impressão de cada um deles, não se contamine pelas “devolutivas” que deram a você sobre sua equipe. Tenha suas próprias conclusões.
  4. Dê feedback, mas, acima de tudo, pratique o feedforward, ou seja, após apontar as falhas de melhoria, ensine seu time como fazer corretamente e acompanhe-o todos os dias, até que ele fique melhor que você.
  5. Delegue e terceirize tarefas. Quando você terceiriza uma tarefa, você entrega a pessoa toda a responsabilidade sobre aquela função. Agora, quando você delega, a responsabilidade ainda continua sendo sua, como gestor. Veja o que melhor se aplica ao seu time: delegue ou terceirize, mas, nunca se esqueça, o reflexo do trabalho deles corresponde a sua competência.

Desejo-lhe sucesso nessa nova empreitada como líder! Conquiste o mundo! Você merece!

Um abraço,

Dra. Erica Belon

Doutora em Administração de Negócios

Neurocientista

AUMENTE SEUS RESULTADOS COM NOSSAS

DICAS DE ALTA PERFORMANCE

Érica Belon
Érica Belon
Treinou mais 20 mil pessoas durante esses anos, com milhares de horas de atendimentos individuais para executivos em direcionamentos de carreira. Com 31 anos de experiência na área corporativa, exercendo funções de liderança em áreas de administrativas, recursos humanos, T.I., financeiro, treinamento e desenvolvimento de profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *