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05 dicas que nunca lhe contaram sobre o LINKEDIN

Todos já sabemos que o LinkedIn tem sido visto como uma grande ferramenta para recrutadores, bem como, para aqueles que estão do outro lado da mesa, em busca de uma oportunidade ou para construir uma excelente Personal Branding.

Com isso, criar um perfil atrativo, pensando não somente no conteúdo, mas, saber o que destacar nesse conteúdo, ter acesso a um aplicativo que possa te ajudar a escolher sua melhor foto, bem como, conhecer a fórmula que mede seus esforços e lhe oferece um indicador sobre o Índice de Vendas Sociais (SSI – Social Selling Index), são algumas das dicas que quero compartilhar com vocês.

E para começar, vamos falar sobre sua foto de perfil.

Dica 01: Foto do Perfil 

Muitas pessoas tem dúvidas de como deve ser a foto de perfil. Vale destacar aqui que não há uma regra, mas, algumas observações. Sugere-se que a foto do perfil esteja alinhada com as funções desempenhadas pelo profissional. Por exemplo, vestir-se de camisa social e gravata ou mesmo terno, é uma boa pedida para um advogado na rede.

Embora não exista um padrão, recomenda-se que a foto do perfil seja somente do profissional, descartando a possibilidade de estar acompanhado. Mas, para nos ajudar nesse desafio, você pode utilizar o aplicativo photofeeler que lhe dará um retorno sobre sua competência, simpatia e influência ao triangular sua foto com suas atribuições profissionais.

DICA 02: Missão, Visão e Valores

O resumo é um dos campos mais importantes do LinkedIn. Alguns recrutadores fazem a leitura com o objetivo de identificar se de alguma forma conectam-se com a missão, visão e valores dos profissionais. Daí, a importância de se dedicar numa redação atraente, expondo seus propósitos.

DICA 03: Social Selling Index (SSI) 

Independente de utilizar a versão Premium ou não, o LinkedIn oferece gratuitamente, a qualquer usuário com uma conta aberta, um indicador (Índice de Vendas Sociais) que mede a performance do profissional enquanto o trabalho que ele tem feito na rede, seja em vendas sociais ou mesmo em marketing. 

É interessante saber o quanto desses esforços os tem levado a patamares maiores e no caminho em que desejam com o LinkedIn. Você já pode saber como anda sua performance clicando aqui

DICA 04: Esteja em evidência à novas oportunidades

Muitos profissionais estão insatisfeitos com sua carreira, mas, nem sempre estão aptos para desligar-se da empresa imediatamente, ora por questões financeiras, ora pelo medo de não se recolocar brevemente. 

Para isso, o LinkedIn oferece um recurso em que é possível informar aos recrutadores sobre o interesse que profissionais têm para novas vagas e cargos pretendidos, bem como, os tipos de vagas que lhes interessam e em qual parte do mundo gostariam de trabalhar. 

Além disso, a plataforma também dispõe de um campo em que é possível dialogar com o recrutador, discorrendo informações que sejam relevantes para a contratação. Esse recurso está disponível neste link caso tenha interesse em consultar.  

Dica 05: Tenha um portfólio disponível

Conforme mencionei na #dica 02, o resumo tem um importante papel no LinkedIn, pois, é através dele que se pode transformar o perfil num currículo vivo. Como fazer isso? Ao dissertar no resumo as qualificações e participações em feiras e eventos por exemplo, você deve provar essas informações através de um portfólio com fotos e cópias de certificados. Basta ‘scanear’, copiar o link gerado pela plataforma e colar no parágrafo que trata sobre a vida acadêmica e profissional do usuário. 

Isso gera bastante visibilidade e credibilidade, pois, a reputação quanto a performance torna-se inquestionável. 

Posso considerar essas dicas como de “utilidade pública”, pois, os recursos gratuitos e ferramentas oferecidos pelo LinkedIn, são valiosos e podem ser facilitadores tanto dos recrutadores como daqueles que tem outros interesse com a rede. 

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Um carinhoso abraço,

Dra. Érica Belon

Érica Belon Escola de Carreiras 

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