Blog
07 lições de liderança aprendidas com La Casa de Papel
Criada em 2017 pela TV espanhola, a série La Casa de Papel virou febre para aqueles amantes de séries, e apaixonados por histórias com dramas, planejamentos, estratégias, mas acima de tudo, liderança.
Liderados por um professor, um grupo de nove ladrões se preparam para realizar o roubo do século na Casa da Moeda da Espanha, com o objetivo de fabricar o próprio dinheiro.
Arquitetar todas as operações do roubo, se fazer de bom moço para manipular a polícia, pensar estrategicamente, engajar a equipe para o projeto, deslizar-se num romance, dominar a inteligência emocional e ter que reunir forças para corrigir os erros e salvar seu time, são algumas das características da liderança desse professor.
Vou listar 07 lições de liderança aprendidas com La Casa de Papel:
- A liderança tem que ter clareza de onde quer chegar. Esse era o diferencial do “professor”, pois, tinha clareza de que queria assaltar a Casa da Moeda para imprimir 2,4 bilhões de euros.
- A liderança tem que ter capacidade para escolher o time mais especializado e que tenha total condição para atingir o objetivo. O “professor” escolheu 8 pessoas arrojadas, com habilidades específicas e sem nada a perder.
- Resiliência não pode ser virtude num time, tem que ser competência. Tanto o líder quanto os ladrões mostram isso na missão que foi programada para demorar 11 dias, além de terem que lidar com os 67 reféns e a intensa força militar.
- Ter um time com Inteligência Emocional é algo inegociável. Saber lidar com os próprios conflitos internos e todas as surpresas que surgiram no caminho, é algo que podemos aprender com os personagens do La Casa de Papel.
- Líder sem estratégia é apenas um colaborador que teve uma oportunidade. De forma brilhante e estratégica, o ‘professor’ manipula a polícia conforme o interesse de seus planos.
- Líder que atua com a emoção não tem sucesso na gestão. Tudo o que acontece na trama de La Casa de Papel, por mais que pareça surpreendente, foi racionalmente arquitetado pelo professor, como por exemplo, tomar os reféns e provocar o cerco policial.
- Líder que não conhece sua equipe está fadado a perder a guerra. A mente brilhante do professor soube escolher desde os criminosos, como também, a missão que cada um tinha competência para executar em cada etapa do plano.
E você, o que aprendeu com La Casa de Papel?
Dra.Érica Belon
Doutora em Administração de Negócios
Neurocientista
Empresária / Palestrante / Professora
Especialista em ajudar pessoas a corrigirem suas rotas
11 9.9330-7208