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07 principais desafios que todo líder pode colocar em prática.

Liderar nos dias de hoje, com a tecnologia cada vez mais veloz, com equipes espalhadas em home office, com relações trabalhistas híbridas, preocupados com o engajamento das pessoas, o estado emocional delas nesse momento turbulento, tem sido um desafio constante para todos os líderes que não viveram isso na pele enquanto membros de equipe, e hoje, se vêem a frente de times, equilibrando todos esses pratos. 

Tomei a liberdade de listar pelos menos os 07 principais desafios que todo líder pode colocar em prática.

  1. Capacidade de adaptação: para se encaixar as diversas mudanças de cenários, que é comum em qualquer segmento que atua. Contudo, essa adaptação está relacionada com o seu aprimoramento das capacidades técnicas, nas competências emocionais, bem como, na condução do time para a direção dos resultados. 
  1. Gerenciamento de tempo: um gestor que não tem agenda, se tornará a agenda de alguém. Muitos líderes reclamam que não é possível atender a toda demanda devido à escassez do tempo. Mas, aqui cabe uma pergunta: é falta de tempo ou falta de um método eficaz de gestão do tempo?
  1. Capacidade de terceirizar tarefas e delegar atividades. Quando um líder terceiriza tarefas a um colaborador, entende-se que a partir daquele momento, o gestor apenas colherá os resultados desse trabalho. Mas, ao delegar uma atividade, a liderança continua responsável não só dos resultados, mas, do acompanhamento do processo, ou seja, do desenvolvimento das demandas. 
  1.  Construir um time com pessoas diversas. Isso só é possível quando um líder domina ferramentas de perfis comportamentais, a ponto de compreender que em cada função a ser exercida é necessário que se tenha especificidades comportamentais únicas que lhe trarão os melhores resultados. Liderança deve pelo menos conhecer as rotinas de um processo de recrutamento e seleção, a fim de escolher o candidato que melhor se enquadra naquela descrição de cargo. 
  1. Capacidade de se comunicar e ser entendido. Mais do que um vasto vocabulário, o líder tem que ter a empatia de se colocar no lugar do ouvinte e analisar se o liderado tem condições (experiências, conhecimento prévio, entre outras habilidades) para compreender o que está sendo solicitado.
  1. Capacidade de se relacionar. Líderes que não sabem se relacionar sofrem impactos de maneira direta na produtividade, no engajamento do time, na motivação das pessoas, e sobretudo, nos resultados organizacionais.
  1. Capacidade de desenvolver pessoas. Nem precisa falar o quanto o feedback semanal é essencial para alinhar um time e desenvolver as pessoas. Feedbacks que acontecem somente uma vez a cada seis meses, são pouco proveitosos, não desenvolvem competências. Imaginem numa relação amorosa, se somente déssemos feedbacks a cada semestre e com hora marcada, como seria?  Líderes e liderados constroem relações de parceria diariamente, portanto, todo dia é dia de desenvolvimento e feedback.

Te desejo sucesso!

Dra.Érica Belon

Doutora em Administração de Negócios

Neurocientista

Empresária / Palestrante / Professora

Especialista em ajudar pessoas a corrigirem suas rotas

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