Blog
A modinha do feedback construtivo
Sabemos que as empresas presam demais pelo feedback! Pelo menos esse tem sido o discurso ultimamente!
Quando precisam expor uma situação desagradável, tendem a usar o jargão do “feedback construtivo” e a conversa começa mais ou menos assim:
--- JP, te chamei aqui porque gosto muito do seu trabalho, mas, tenho visto que você tem alguns “gaps” nas suas rotinas e precisamos alinhar. Quero que saiba que tudo o que falarei aqui é “construtivo”!
Mas será que existe feedback construtivo? Se sim, então, existe feedback destrutivo?
Prefiro acreditar que o que existe é feedback. Quem fará dele construtivo ou destrutivo, é exatamente quem está recebendo!
Mas, o foco aqui é dizer que feedback tem estrutura, e ela começa a partir da missão, visão e valores organizacionais. O que for diferente disso, é apenas opinião!
Mais importante do que o feedback, é o feedfoward, ou seja, qual é jornada que o líder irá construir juntamente com esse colaborador a fim de acompanhá-lo nos apontamentos negativos que na maioria das vezes é feito?
Líderes ruins apenas dão feedbacks.
Líderes medíocres, dão feedbacks construtivos.
Líderes extraordinários, dão feedbacks, alinham as rotas, acompanham a jornada e comemoram as conquistas dos seus liderados!
A modinha do feedback construtivo tem a ver com a falta de coragem do líder em dizer o que precisa ser dito ao funcionário, sem rodeios, e a incompetência para ajudá-lo a desenvolver o que lhe falta!
Te desejo sucesso!
Dra.Érica Belon
Doutora em Administração de Negócios
Neurocientista
Empresária / Palestrante / Professora
Especialista em ajudar pessoas a corrigirem suas rotas
11 9.9330-7208