Blog
AS PIORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR: a chefia está envolvida nisso!
Gritos pelos corredores, choro no banheiro, hipertensão, ataques de pânico, depressões, clima péssimo, energia negativa, e assim é o dia a dia de inúmeras empresas no cenário brasileiro.
Como bem escrito pela reportagem da Revista Você S/A (Fev/2020) atire o primeiro crachá quem nunca chorou no banheiro, teve um feedback aos berros, encontrou colegas tremendo de raiva ou teve vontade de sumir daquele local?
O nível desse “Pesadelo na Firma” pode ser mensurado ao perguntar a um profissional infeliz qual é o principal motivo da sua desmotivação? A chance de rapidamente ele responder que a liderança está envolvida nisso, é grande.
Aliás, em 2019 a Consultoria Michael Page registrou que oito a cada dez demissões são causadas pelo chefe.
O mundo está em constante mudança, e nos últimos tempos, a mudança tem sido avassaladora, mas, os gestores não têm conseguido acompanhar esse novo tempo, o que lhes faltam competências para proporcionar um ambiente saudável.
Considerando aqui que sair do emprego não é uma opção tão simples para a grande maioria, a regra é aprender a enfrentar o problema.
Por exemplo, lidar com uma gestão difícil deverá você, desenvolver habilidades como coragem e visão sistêmica para estar sempre a um passo à frente da chefia, preparada para entregar todas as demandas que ela ainda não sonhou em te pedir, bem como, desenvolver uma Inteligência Emocional que supra seu entendimento de compreender que tudo o que lhes é dito em título de ofensa, sempre estará na outra pessoa, e nunca em você.
Logo, trabalhar nas piores empresas não é algo bacana para o currículo, mas, exige de nós uma performance alta, pois, carregamos para sempre experiências desafiadoras, e que de certa forma, seremos pessoas mais resilientes, e, em caso de nos tornarmos um líder, já tivemos uma escola nos ensinando tudo o que “não devemos ser”.
Pode ser triste, mas se há algo de bom que posso dizer para consolar aqueles que desenharam sua carreira em empresas tóxicas, é que pode vir o desafio que for, pois, tiraremos de letra.
Um conselho: não se acostume com a empresa tóxica. Você pode sair dela quando quiser. Você nasceu para ser celebrado e não tolerado.
Desejo-lhe sorte!
Um abraço,
Dra. Érica Belon
Doutora em Administração de Negócios - UNIMEP
Mestre em Educação - UNISAL
Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios
Pesquisadora, Professora e Empresária
11 2429-7924 // 11 9.9330-7208