Blog
Características que marcam a Liderança Feminina
O Brasil tem um longo caminho ainda a percorrer no mundo empresarial para a equidade entre os gêneros, nos cargos de liderança. Mas, a notícia é otimista: o percentual de mulheres em cargos de liderança, no Brasil, dobrou. Representamos cerca de 38% ocupando esses lugares.
Esses dados são de uma pesquisa realizada pelo Grupo Kantar, que apurou na Europa, apenas 10% das empresas tem um equilíbrio entre homens e mulheres que estão à frente de grandes negócios.
Então, sejamos otimistas! Estamos evoluindo!
De acordo com uma matéria publicada na Revista Forbes, existem 05 características marcantes em todas essas mulheres líderes:
1) Autoconfiança: a capacidade que a mulher tem de acreditar na sua própria história, de amar sua jornada, de enfrentar desafios, e acima de tudo, terem a certeza de são perfeitamente imperfeitas.
2) Influência: é a habilidade que a mulher tem de se posicionar para fazer as perguntas certas sobre algo que você já domina, vendendo a ideia de que o outro irá se beneficiar com o que você tem para vender. Aqui, quem domina o jogo é autenticidade, por isso a necessidade de saber o que se é inegociável.
3) Bom humor: este estado espírito é fundamental para a mulher lidar com suas próprias vulnerabilidades, trazendo leveza e credibilidade, deixando de lado os estereótipos masculinos.
4) Resiliência: é a capacidade que a mulher tem de se reerguer frente aos percalços da vida.
5) Assertividade: é aquela habilidade que mulher tem de tomar decisões a partir de um olhar estratégico, levando-as a atingir os resultados mais satisfatórios.
Embora tenhamos características incríveis, nem tudo são flores. A pesquisa da Catho (2020), apontou que ainda as mulheres ganham 23% a menos que os homens que ocupam os mesmos cargos.
Muitas se desestimulam a buscar tais posições por informações como essa; também posso dizer que é algo desanimador, mas, no final das contas, nem tudo é sobre dinheiro.
Penso que a esperança dessa equidade, pulsa no coração de todas as mulheres. Mas meninas, vamos combinar: realmente não há dinheiro no mundo que pague a nossa resiliência de: mesmo tudo estar contra, mesmo a gente recebendo menos, mesmo tudo dando errado, mesmo ninguém acreditando no nosso potencial, a gente acorda linda, levanta, sacode a poeira, e dá a volta por cima... com um detalhe: de batom e salto alto!
Sucesso meninas! Voem... o céu não é o limite para nós!
Dra.Érica Belon
Doutora em Administração de Negócios
Neurocientista
Empresária / Palestrante / Professora
Especialista em ajudar pessoas a corrigirem suas rotas
11 9.9330-7208