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Competências exigidas a partir de 2020

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 2020, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações devem mudar. Logo, é importante que os profissionais estejam dispostos a repensar sobre tais competências se assim desejarem manterem-se no mercado de trabalho. Veja abaixo as respectivas competências, e, vale uma autoanálise:  

Capacidade para resolver problemas complexos

Esta competência já havia sido prevista como a mais exigida para 2015 e volta a aparecer no topo do ranking de previsões para 2020. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, nos próximos quatro anos 36% das atividades em todos os setores da economia deverão exigir habilidade para solução de problemas complexos.  

Pensamento Crítico

Considerada como a competência do século XXI, o pensamento crítico relaciona-se com a capacidade de desenvolver um pensamento estruturado, de uma comunicação clara, habilidade de fazer perguntas certas e reconhecer o problema através do problema e de olhar para uma questão sob diferentes pontos de vida.  

Criatividade

Se beneficiar de cenários de rápidas transformação será uma regalia reservada aos profissionais criativos. Esta competência estava ocupava o ranking da 10ª posição mais demandas em 2015, mas, para 2020 é a terceira.  

Gestão de pessoas

Independente do cargo que você ocupa, ter condições de motivar, desenvolver e identificar talentos tornou-se um pré-requisito para o mercado em 2020. Entretanto, ao se tratar do gestor, essa competência é a mais destacada no Fórum Econômico Mundial.  

Coordenação

Em 2015 essa habilidade estava destacada na 2ª posição do ranking, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, entretanto, em 2015 aparece em 5º lugar, destacando aqui a capacidade de coordenar as próprias ações de acordo com a ações de outras pessoas.  

Inteligência Emocional

Esta capacidade é proporciona ao profissional a possibilidade de passar por diversas crises com serenidade, sem perder o foco, fortalecendo as relações interpessoais.    

Capacidade de julgamento e tomada de decisão

Trata-se da capacidade em analisar dados e ambiente complexos e, a partir dessa criticidade, julgar e tomar a melhor decisão.  

Orientação para Servir

Identificar se somos competentes nesse quesito, basta responder a seguinte pergunta: “o quanto estamos dispostos a servir sem esperar nada em troca?” Esta inclinação para ajudar outras pessoas é vista como uma competência indispensável para o profissional em exercício no ano  

Negociação

Ter competência para negociar e conciliar diferenças é de extrema importância para todos os profissionais, considerando que relacionar-se com pessoas é uma constante negociação. As áreas como computação, matemática, artes e design serão que mais exigirão dos profissionais em 2020, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.  

Flexibilidade cognitiva

Tem a ver com a capacidade de se manter atualizado e ser flexível para aprender informações novas e de diferentes áreas. Como você se avalia quanto a essas competências? Está com dificuldade em alguma delas? Essa é nossa especialidade! Isso fará a diferença na sua carreira! Abraços, Dra.Érica Belon ÉRICA BELON ESCOLA DE CARREIRAS Rua Santa Rita, 1249 – centro, Itu/SP

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