Blog

Estou empregado e fui chamado para um estágio na minha área. E agora? Devo ir?

O estágio é muito importante para a carreira de qualquer profissional. 

É nesse período que você não apenas coloca em prática o que aprende em sala de aula, mas, válida se está realmente na área certa.

Muitos profissionais em início de carreira tem dúvidas sobre estagiar. Por exemplo, um profissional empregado deve sair do emprego efetivo para estagiar?

Depende do ponto de vista e do contexto da situação. Vejamos:

Imagine que seu sonho é ser um grande fisioterapeuta e está estudando para isso. Atualmente você trabalha como Analista Fiscal num escritório de contabilidade, tem um salário que supre suas necessidades financeiras além de ser suficiente para pagar a faculdade. 

Como nem tudo é perfeito, ou, dependendo do ponto de vista, torna-se perfeito, você é convidado a estagiar numa clínica, para colocar em prática o que você tem aprendido em sala de aula, mas, ganhará menos da metade do seu atual salário. O que fazer?

Não há remédios para isso! 

Realmente você terá um déficit financeiro nos próximos meses e isso pode e vai impactar sua vida financeira. Não sei se vale a pena falar de passado, se você já está vivendo essa situação, mas, para quem acabou de entrar na faculdade, vale a pena algumas dicas:

  1. Ao adentrar na faculdade, faça um caixa reserva para viver essa situação – a do estágio com salário baixo – pois ela vai acontecer na sua vida, em algum semestre do curso.
  2. Se for na sua área de atuação, tome coragem, e vá! Neste momento de carreira, a aprendizagem é mais importante que o dinheiro. Você precisa aprender muito! Nem que para isso você estagie gratuitamente.
  3. Vale lembrar que o salário que recebe por um estágio não é apenas o dinheiro em espécie, mas, há algo maior que isso, é a possibilidade de aprender com alguém que já trilhou o caminho, e enfrentou muitas dificuldades, e isso não tem preço.

Agora se você faz parte da parcela de estudantes que está trabalhando numa área diferente do curso de graduação, tem o salário que supre suas necessidades, mas, a oportunidade do estágio chegou. Seguem algumas dicas:

  1. Converse com seus familiares sobre isso. Peça ajuda na questão financeira, e prometa que assim que se efetivar, você os pagará por cada centavo.
  2. Se a dica 1 não rolar, coloque todas as dívidas que você tem no papel, e encontre um jeito de dividi-las para que você possa pagá-las e aceitar a oportunidade do estágio. Lembre-se, nunca deixe de pagar a faculdade.
  3. Tenha coragem para enfrentar o desafio do estágio e suas pendências financeiras. Isso irá influenciar no seu estilo de vida, pois, há chances de você ficar em casa por um período, privando-se das baladas rotineiras. Seja maduro para isso.
  4. Tenha juízo para não fazer mais dívidas enquanto não sanar todas.
  5. Vá para o estágio. Você está na melhor fase da sua carreira que é ser graduando, e precisará aprender muito a parte prática, para assim ser efetivado e retomar aos patamares financeiros nos quais você estava acostumado.

Já vivi esse dilema, então, vale também algumas dicas:

  1. Não existe milagres quando o assunto é carreira. O que existe é planejamento e tomada de decisão! 
  2. Assuma a posição de um pré-profissional. 
  3. Não seja vitimista, pois, o mercado não tem pena de você! 
  4. Ninguém se sensibilizará com sua história até que você mostre resultado a elas.
  5. Ninguém tem obrigação de ajudá-lo, e não entre em depressão por isso. Faz parte do jogo!
  6. Assuma as rédeas da sua vida, deixando de ser menino o menina e tornando-se homem ou mulher de negócios. Para isso, aceite todos os feedbacks.... feliz!
  7. É assim que funciona dentro das empresas!

Desejo-lhe não sorte, mas, muita motivação e determinação para você aprender o que precisa e não desistir no meio do caminho, e, coragem para aceitar o estágio que aparecer.

Conhece alguém neste dilema? Compartilhe esse artigo, penso que podemos ajudar mais pessoas a pelo menos refletir sobre!

Abraços,

Dra.Érica Belon

Érica Belon Escola de Carreiras

Rua Santa Rita, 1249 – centro, Itu/SP

11 2429-7924 // 11 9.9330-7208 

© 2023 Érica Belon. Todos os direitos reservados. - site desenvolvido com ❤️ por Plutz Mentoria de Marcas