Blog
FOI DEMITIDO? Então corrija agora esses 05 itens no seu LinkedIn
O LinkedIn tem sido uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é “retornar ao mercado de trabalho”.
Hoje, o LinkedIn conta com mais de 575 milhões de usuários, sendo que mais de 260 milhões são ativos mensalmente. Olhando para isso, não é possível que ninguém se interesse pelo seu perfil.
O que acontece muitas vezes é alguns pontos estratégicos não estão sendo bem aproveitados por você. Pensando nisso, deixo aqui 05 dicas para você melhorar ainda mais o seu perfil:
Foto de Perfil
Não deixe seu perfil no LinkedIn sem foto. É muito importante que sua página tenha uma foto para que os recrutadores o localizem e te conheçam!
Mas atenção: abandone aquela foto da balada, bar, praia ou com seu animalzinho de estimação. Essas fotos são ótimas para o perfil do Facebook ou Instagram!
Busque uma foto que consiga mostrar a soma da sua personalidade e também do seu profissionalismo, sem abrir mão da responsabilidade. Lembre-se, você está ali com objetivos profissionais.
Tente alinhar o seu vestuário a sua profissão, isso pode fazer bastante diferença para um recrutador mais conservador.
Experiências e Habilidades
Ter receio nesta parte é compreensível, mas mesmo que você ainda tenha poucas experiências profissionais ou esteja estudando, é importante que isso seja destacado no campo RESUMO!
Apresente tudo o que você já fez, como por exemplo estágios, intercâmbios, viagens culturais, idiomas que você domina, projetos diversos em que esteve envolvido. Caso você já tenha sido premiado em algum concurso que tenha relevância na sua carreira, conte isso também! Ah! Não abra mão de destacar os artigos que você escreveu na sua jornada acadêmica, ou mesmo projetos que você participou enquanto estudante.
Fale das suas habilidades e características profissionais que possam mostrar a sua performance para sua área. Tudo é válido; então não tenha vergonha e nem tenha medo, seja honesto, e tente não cair em clichês e frases prontas.
Atividades extracurriculares e trabalhos voluntários
Neste campo, muitos acham que não tem valor mas se enganam, muitas empresas vêm buscando identificar a essência de cada candidato e unir os valores da empresa com o seu, então busque mostrar aqui, quem é você e o que faz quando não está no trabalho, quais são os seus valores e pelo o que você se interessa. As empresas que tem um perfil mais inovador, estão levando muito em consideração esse item. Deixe claro qual é o sentido do trabalho para você.
Recomendações
Este campo é específico para que as pessoas que já trabalharam com você, estudaram com você e que conhecem as suas habilidades possam te recomendar, e estas recomendações ficam exposta para quem acessar o seu perfil visualizar. Então o ideal é você pedir para seus colegas da faculdade, professores e ex-chefes para fazer uma recomendação para você. Isso é uma grande prova social.
Conteúdos visuais
O que você pode destacar aqui, é aquela apresentação que você fez na faculdade, e tem orgulho dela! Pois o diferencial do LinkedIn é que você pode montar os seus infográficos ilustrados, com informações que são relevantes.
Aproveite isso para se vender! É isso mesmo! Invista no seu marketing pessoal, mas apresentando seus resultados. Não deixe escapar essa oportunidade de mostrar ao recrutador as suas habilidades deixando-as anexadas ao seu perfil.
Desejo-lhe sucesso neste novo ciclo que se inicia!
Dra. Érica Belon
Doutora em Administração de Negócios - UNIMEP
Mestre em Educação - UNISAL
Especialista em Comportamento Humano - FGV
Empresária
11 9.9330-7208