Blog
Funcionários Tóxicos: O que eles são capazes de fazer com você e com a empresa?
É comum identificarmos chefes tóxicos, pois, uma única atitude acarreta consequências avassaladoras. Mas, pior que os chefes, é trabalhar ao lado de pares tóxicos.
Esses sujeitos têm suas próprias características, minam a empresa e a saúde mental de quem senta ao lado. Listei aqui alguns deles, talvez você os identifique!
Eles tem “um grupo” “do grupo” de whatsApp.
Sim! Eles fazem isso! Eles fazem parte do mesmo grupo que você nesta rede social, mas, criaram um outro grupo para fazer “fofocas” e “destilar seus venenos” nesse grupo paralelo. Geralmente nomeiam esse grupo de forma bizarra, como “Só os Jedi”.
Inventam um happy-hour de última hora
Que você só fica sabendo depois que vê as fotos no face ou insta. Na verdade ele não foram para um happy-hour, eles foram fazer a “reunião da reunião” que tiveram no período da tarde, no escritório! Isso mesmo! Aquela reunião em que eles concordaram com tudo, só de fachada! Neste happy-hour eles falam mal da empresa, dos processos, dos gestores e de você também!
Eles dizem: vou parar de ajudar, não sou pago para isso!
Esses colaboradores tóxicos além de serem individualistas, no fundo, torcem para que você não dê conta de todo o trabalho, pois, eles sentem prazer e não ajudar as pessoas.
São mal humorados
A instabilidade emocional é na verdade uma forma de expressar que detestam trabalhar e te ver feliz, mas, na maioria das vezes, esse mal humor não está relacionado com a empresa ou com a tarefa que fazem, mas, isso vem de problemas pessoais como relacionamentos só de fachada, dívidas financeiras, problemas emocionais não resolvidos, entre outras coisas. Mas, é você quem “paga o pato”.
Criticam quem trabalha
É isso mesmo, funcionários tóxicos não querem fazer mais, eles lutam para que você faça menos. E para isso, critica sua rotina de trabalho tentando colocar na sua cabeça o quanto “tonto” você é por se dedicar às rotinas como tem feito nos últimos dias, e ganhar o salário que ganha.
Reclamam demais
A empresa para os tóxicos não presta, o gestor não tem competência, a equipe é ruim, o uniforme é feio, o almoço faz mal, o ar condicionado é muito frio, a palestra que assistiu foi péssima, o curso de liderança que irá fazer, não vai resolver, e aconselha você a sair da empresa, pois ele diz que “você tem muito potencial para estar lá!”. Conhece gente assim? Ah! Para completar, faz mais de 10 anos que ele trabalha na empresa, mas, não pede demissão.
A dificuldade encontrada nas empresas hoje em dia, embora vivamos num mercado competitivo e bastante dinâmico, não é gerir o negócio, mas, lidar com as toxinas que alguns colaboradores exalam nos ambientes corporativos.
Geralmente são pessoas que tem um perfil de liderança, que poderiam utilizar para agregar valores positivos à organização que tem pago pelo seus serviços, mas, preferem denegrir a imagem da empresa e destruir equipes com ótimos profissionais.
Se você vive nesse universo, repense em permanecer nele. Já dizia o empreendedor americano Jim Rhon “somos a média das 05 pessoas que passamos o nosso dia!”. Então, para finalizar, dê a nota a todos da sua equipe e nos conte: qual é a sua média?
Se você pensa que mais pessoas podem se beneficiar com esse artigo, compartilhe! Quem sabe isso não chega aos tóxicos? Penso que eles possam mudar! Será?
Confira também: 6 sinais de que seu chefe é uma pessoa tóxica
Abraços,
Dra.Érica Belon
Érica Belon Escola de Carreiras
Rua Santa Rita, 1249 – centro, Itu/SP
11 2429-7924 // 11 9.9330-7208