Blog
Inteligência Emocional: a faculdade mental que te coloca em posições de sucesso ou fracasso perante a vida!
A psicologia trata a Inteligência Emocional (I.E.) como um conceito que descreve a nossa capacidade de reconhecer e avaliar nossos sentimentos e os das outras pessoas, bem como, a habilidade de lidar com tudo isso.
Num olhar mais aprofundado, a I.E. é entendida como a possibilidade do ser humano em aprender a lidar com suas emoções e usufruí-las em benefício próprio, diante de uma situação inusitada, seja de felicidade ou dor, além de saber compreender os sentimentos e comportamentos do outro, através de um olhar sistêmico.
Sabemos que a I.E. tem sido uma competência exigida nos ambientes organizacionais, que estão cada vez mais dinâmicos e competitivos, em que a pressão, a inveja, a disputa, os puxões de tapete fazem parte do cotidiano de qualquer profissional, e, mais presente nos daqueles que se destacam.
Daniel Goleman, psicólogo e jornalista científico, em 1995 escreve seu livro sobre Inteligência Emocional e discorre acerca de 05 pilares que compõem esse tema, que, se de certa forma desenvolvermos tais capacidades, podemos dizer que fazemos uso de uma I.E.
- Autoconsciência: esse pilar refere-se a competência em conhecer e analisar as próprias emoções.
- Controlar as emoções: esse pilar está firmado na capacidade de, ao enfrentar uma situação de estresse, não agir imediatamente, controlando suas emoções. Fator que o colocará em condições de equilíbrio para agir de forma inteligente, que, segundo Howard Gardner, um neurocientista e autor dos estudos das Inteligências Múltiplas, que diz que “ser inteligente é a capacidade de resolver problemas”.
- Automotivação: temos a pré-disposição em agir de maneira inconsciente, experimentando gatilhos mentais, expressando emoções de forma instantâneas, sem analisá-las ou confrontá-las, o que gera arrependimento e desvios de nossas metas. Assim, você deve aprender a responder aos seus estímulos de maneira consciente, e assim, se automotivar para decidir como você quer se comportar para atingir suas metas.
- Empatia: Esta competência quando desenvolvida, poder mudar o relacionamento interpessoal. Esta capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecer as emoções do outro e entender, veja bem, NÃO JULGAR!, os comportamento do outro, nos torna pessoas especiais em que todos querem estar por perto.
- Relacionamento Interpessoal: Uma das maiores dificuldades do ser humano é ter conversas difíceis, pois, não somos treinados a isso. Contudo, esse é ponto chave! Ao desenvolvermos a capacidade de identificar, lidar e conduzir as emoções nossas e a dos outros, podemos criar um ambiente positivo, melhorando não só a nossa qualidade de vida, mas, contagiando todo o ambiente e assim, resolver conflitos.
Posso dizer que a I.E. é uma construção diária. A clareza da vida que queremos e a maturidade para buscar a vida que queremos com equilíbrio, poderá nos levar a patamares maiores de sucesso em nossa vida, em todas as esferas, seja ela financeira, emocional, interpessoal, profissional e até espiritual.
Se este texto fez sentido para você, compartilhe para que outras pessoas tenham acesso pelo menos ao caminho que precisam trilhar para desenvolver a Inteligência Emocional.
Gostou do conteúdo? Confira também: Competências exigidas a partir de 2020
Com carinho,
Dra.Érica Belon
Érica Belon Escola de Carreiras
Rua Santa Rita, 1249 – centro, Itu/SP
11 2429-7924 // 11 9.9330-7208