Blog
Na sua empresa, a cultura também come a estratégia no café da manhã?
O famoso Peter Druker, considerado o “Pai da Administração” tem uma frase apaixonante: “A cultura come a estratégia no café da manhã”.
Reuniões e reuniões intermináveis de planejamento estratégico fazem parte do dia a dia de líderes em quase todas as organizações, mas, nem todos param para refletir nessa frase de Peter Druker: “A cultura come a estratégia no café da manha”.
Por que muitos planejamentos estratégicos não saem no papel? Outros quase nunca são concluídos?!
Vou explicar a partir de um case “verdadeiro”:
Numa das empresas que trabalhei, o planejamento estratégico era colocado “num quadro na parede” e todo santo dia tínhamos reuniões antes do início do expediente para relembrar o planejamento.
Contudo, um dos líderes “top das galáxias” com resultados extraordinários naquilo que atuava, assediava moralmente a equipe toda!
Quadros de depressão, síndrome do pânico, ansiedade, absenteísmo, dentre tantas outras patologias e situações, era muito comum nesse departamento. Até que um dia, uma colaboradora resolveu “colocar a boca no trombone”: sim! Enfrentou o gestor dando um “show” na recepção da empresa.
Resultado: Foi demitida imediatamente pelo RH e considerada como uma pessoa “desequilibrada”.
Justificativa do RH: Para nós, é mais fácil contratar uma outra analista do que perder um gerente de vendas! Ele vende muito! E depois outra, é só saber lidar com ele! É o jeito dele! No fundo é uma boa pessoa!
Naquele dia entendi que aquele não era o meu lugar!
Penso que não preciso explicar o que Peter Druker de forma brilhante citou: “A cultura devora a estratégia no café da manha”.
E na sua empresa, a cultura também come a estratégia no café da manhã?
Te desejo sucesso!
Dra.Érica Belon
Doutora em Administração de Negócios
Neurocientista
Empresária / Palestrante / Professora
Especialista em ajudar pessoas a corrigirem suas rotas
11 9.9330-7208