Blog

Na sua empresa, a cultura também come a estratégia no café da manhã?

O famoso Peter Druker, considerado o “Pai da Administração” tem uma frase apaixonante: “A cultura come a estratégia no café da manhã”. 

Reuniões e reuniões intermináveis de planejamento estratégico fazem parte do dia a dia de líderes em quase todas as organizações, mas, nem todos param para refletir nessa frase de Peter Druker: “A cultura come a estratégia no café da manha”. 

Por que muitos planejamentos estratégicos não saem no papel? Outros quase nunca são concluídos?!

Vou explicar a partir de um case “verdadeiro”:

Numa das empresas que trabalhei, o planejamento estratégico era colocado “num quadro na parede” e todo santo dia tínhamos reuniões antes do início do expediente para relembrar o planejamento. 

Contudo, um dos líderes “top das galáxias” com resultados extraordinários naquilo que atuava, assediava moralmente a equipe toda! 

Quadros de depressão, síndrome do pânico, ansiedade, absenteísmo, dentre tantas outras patologias e situações, era muito comum nesse departamento. Até que um dia, uma colaboradora resolveu “colocar a boca no trombone”: sim! Enfrentou o gestor dando um “show” na recepção da empresa.

Resultado: Foi demitida imediatamente pelo RH e considerada como uma pessoa “desequilibrada”. 

Justificativa do RH: Para nós, é mais fácil contratar uma outra analista do que perder um gerente de vendas! Ele vende muito! E depois outra, é só saber lidar com ele! É o jeito dele! No fundo é uma boa pessoa!

Naquele dia entendi que aquele não era o meu lugar!

Penso que não preciso explicar o que Peter Druker de forma brilhante citou: “A cultura devora a estratégia no café da manha”. 

E na sua empresa, a cultura também come a estratégia no café da manhã?

Te desejo sucesso!

Dra.Érica Belon

Doutora em Administração de Negócios

Neurocientista

Empresária / Palestrante / Professora

Especialista em ajudar pessoas a corrigirem suas rotas

11 9.9330-7208

© 2023 Érica Belon. Todos os direitos reservados. - site desenvolvido com ❤️ por Plutz Mentoria de Marcas