Blog

Perdi o emprego! Está na hora de abrir meu negócio?

Este título te chamou a atenção? Pois é, essa chamada tem feito muitas pessoas como você, parar para ler esse conteúdo.

Quantas vezes você pensou em jogar tudo para o ar e viver seu sonho? Muitas, não é verdade? Mas, nunca teve coragem! Teve medo de não dar conta do recado! Teve medo de não conseguir se sustentar! Teve medo de abrir mão do que você “achava” que era certo para ficar com o que você tinha “quase certeza” de que era duvidoso.

Agora te pergunto: adiantou ter medo? Mesmo com medo você perdeu o emprego! Mas, estou aqui para dizer-lhe uma coisa: PARABÉNS! Pois o seu dia chegou!

Penso que o universo contribuiu para dar um empurrãozinho nisso para que você de uma vez por todas VIVA SUA MISSÃO e seja FELIZ!!

Para isso, deixo aqui algumas reflexões para que você mude essa chave mental de “empregado” e passe a pensar como “empresário”, vamos lá:

  1. Para ter o próprio negócio não é suficiente você ser apenas especialista no que você faz. Você precisa entender de “negócio”. Você tem que saber negociar, comprar, vender, conhecer sobre finanças, dominar assuntos que talvez não faziam parte do seu dia a dia. Isso não é escolha, é obrigação.
  1. Ter disposição para trabalhar mais do que trabalhava quando era empregado. Pelo menos no início será assim.
  1. Ter equilíbrio emocional com seus parentes que dirão para você: eu falei que não daria certo!
  1. Faça uma avaliação da sua performance. Conhecer os pontos que se tem a melhorar e as competências que se tem a desenvolver é fundamental para o sucesso do negócio. 
  1. Invista no networking que dialoguem com o seu negócio. Há grande probabilidade de que suas amizades antigas sumirem. 
  1. Antes de abrir qualquer negócio, pergunte: Alguém compraria o que eu quero vender? Quem? Quanto estão dispostos a pagar pelo preço que penso em cobrar? Que fatos e evidências comprovam de que as respostas das perguntas anteriores são verdadeiras? Se te convencer, abra!
  1. Estude, estude, estude, estude o seu negócio a ponto da sua concorrência sentir vergonha em fazer algo com menos qualidade que você e não tenha disciplina para fazer algo melhor que você.

Desejo-lhe muito sucesso!

Um abraço carinhoso,

Dra.Érica Belon 

Doutora em Administração de Negócios - UNIMEP

Mestre em Educação - UNISAL

Especialista em Comportamento Humano - FGV

Empresária 

11 9.9330-7208 

© 2023 Érica Belon. Todos os direitos reservados. - site desenvolvido com ❤️ por Plutz Mentoria de Marcas