Blog
Profissionais desmotivados ou frustrados? Qual é o mal do século?
Muitas pessoas por não saberem como está o seu estado, classificam qualquer situação negativa no trabalho como algo "desmotivacional".
Você sabe a diferença entre um profissional desmotivado de um frustrado?
Desmotivado é o profissional com muitas competências, e pouquíssimos desafios. Trata-se daquele sujeito que tinha um cargo estratégico numa empresa, perde o emprego e aceita um cargo menor numa outra companhia.
A atitude é louvável, porém, a longo prazo, será o profissional desmotivado, pois, os desafios não são suficientemente grandes para seu nível de competência. Resultado: teremos aqui um colaborador que reclama demais e não pede demissão.
Frustrado é aquele sujeito que aceitou um cargo maior do que sua competência, ou seja, os desafios não acompanham seu nível intelectual, emocional e operacional. Trata-se daquele excelente vendedor que é promovido a gerente. Quando isso acontece, a empresa perde um excelente vendedor e ganha um péssimo gestor. Resultado: teremos aqui um funcionário que se colocará na posição de vítima diante de qualquer situação desafiadora.
Em casos de promoções, conhecer a fundo as habilidades de um profissional poderá ajudar a gestão a ter resultados extraordinários, entretanto, quando as promoções são baseadas apenas por confiar no trabalho do sujeito e focar a avaliação de desempenho apenas nos resultados atuais, com certeza, a alta cúpula gestora terá surpresas com esse novo líder.
Já em casos de contratação, o ideal é acompanhar de perto esse novo colaborador a fim de identificar suas dificuldades, lembrando que, para profissionais desmotivados o ideal é que seja direcionado a tarefas desafiadoras, logo, os frustrados sejam realocados em funções inferiores.
Desejo-lhe sucesso!
Dra.Érica Belon
Doutora em Administração de Negócios
Neurocientista
Empresária / Palestrante / Professora
Especialista em ajudar pessoas a corrigirem suas rotas
11 9.9330-7208