Blog

Quer ter sucesso na carreira? Seja um Accountability!

Ao se deparar em uma encruzilhada, Alice perguntou ao gato: 

  • Qual caminho devo seguir?

E o gato respondeu: 

  • Depende de onde você quer chegar, querida Alice!
  • Realmente isso importa? Eu não sei.... Respondeu Alice.

E com um ar de deboche mas na certeza do que estava dizendo, o gato respondeu:

  • Se não sabes onde quer ir, então não importa qual caminho deve tomar!

“As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, é a obra infantil mais conhecida, escrita por por Charles Lutwidge Dodgson, publicada em 04/07/1865. Uma história lúdica, antiga, mas tão real nos dias atuais, nos ambientes corporativos.

Quantas “Alices” você conhece na sua empresa? E quantos gestores “gatos” direcionando essas “Alices” você já se deparou?

Quando você não sabe qual caminho escolher, qualquer caminho serve, qualquer empresa serve, qualquer gestor serve, qualquer time serve e consequentemente, qualquer salário serve.

Uma das maneiras mais efetivas para conseguir melhores resultados, seja nos negócios, na empresa ou em sua vida pessoal, é se tornando um profissional com Accountability

Mas afinal, o que significa Accountability? 

É a qualidade ou estado de ser responsável; uma obrigação ou disposição INDIVIDUAL de aceitar responsabilidade ou dar conta de suas ações.

Em 1994 já se falava em Accountability nos Estados Unidos, através da literatura “The Oz Principle” mundialmente conhecida como a “Bíblia do Accountability”, de autoria de Roger Connor, Tom Smith e Craig Hickman.

Os respectivos autores definem essa competência como sendo “uma escolha pessoal de se elevar acima das circunstâncias e demonstrar a propriedade necessária para alcançar os resultados desejados” (CONNOR; SMITH; Hickman, 1994).

Tornar-se um accountability é ter bem definido para si qual o estilo de vida que se quer ter. É ser capaz de sair da condição de espectador para tornar-se protagonista, responsabilizando-se por suas atitudes e as consequências das mesmas, com ética, coletividade e  sentimento de dono. E, para tornar-se um deles, você precisará passar por 04 etapas:

  1. See It (ver): trata-se da capacidade de visualizar os problemas que impedem o crescimento e o resultado.
  2. Own It (Assumir): é a capacidade de incluir-se como parte do problema e assumir a responsabilidade pelos resultados.
  3. Solve It (resolver): buscar os caminhos e alternativas para resolver, pensando como “dono” do problema.
  4. Do It (fazer): tornar-se protagonista da situação e partir para a “ação” gerando os melhores resultados.

Precisamos urgentemente saber para onde queremos ir. Esse precisa ser o ponto de partida para as 4 etapas de se tornar um Accountability

E aí? Qual caminho você diria para o gato da Alice?

Um abraço,

Dra.Érica Belon

Doutora em Administração de Negócios - UNIMEP

Mestre em Educação - UNISAL

Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios

Pesquisadora, Professora e Empresária

© 2023 Érica Belon. Todos os direitos reservados. - site desenvolvido com ❤️ por Plutz Mentoria de Marcas