Blog
Se tornou gestor? Então, por favor, não queime etapas…
O Brasil é o país que mais promove excelentes profissionais técnicos a cargos de gestão. Isso está correto? Está errado? Depende... Depende de que? De uma série de fatores.
A ideia aqui não é falar mais do mesmo, ou seja, que a grande maioria da liderança é excepcional em suas tarefas mas tem dificuldades quando o assunto é lidar e desenvolver pessoas.
Que tal sermos práticos e irmos direto ao assunto? Não há segredos para se tornar um líder, mas, há sim alguns passos a considerar, que, se você queimar etapas poderá te prejudicar:
1- ANÁLISE DE PERFORMANCE
Assim que for nomeado ao cargo de liderança procure um profissional para que faça sua análise de performance. Existem inúmeras ferramentas capazes de mapear suas competências, suas habilidades, seus talentos e identificar o seu perfil.
Aqui já começa a sua própria jornada de autoconhecimento. Se você já de antemão observa que têm dificuldades de relacionamento, como poderá desenvolver alguém da sua equipe com a mesma fragilidade? Primeiro cuide de você!
2- COMUNICAÇÃO
Busque tudo (cursos, livros, workshop) o que poderá te ajudar nesta competência. Eu não falo aqui somente na capacidade de falar em público, mas, na sua competência em entender a semântica (significado) que as palavras tem para sua equipe. Se você não souber se comunicar com seus liderados, sua gestão correrá grandes riscos.
3- FOCO E CLAREZA
Sua equipe tem que saber onde você quer chegar com o time. Essa história de “gestão à escondidas”, nada compartilhada dificulta a sua referência enquanto gestor. Sim! Existem assuntos que não devem ser compartilhados com a equipe, mas, seu time tem que saber onde você quer chegar com a sua gestão.
4- REFERÊNCIA
Engajar pessoas só acontece quando o líder é uma referência para elas. Se você não der bons testemunhos em relação à sua performance, resultados profissionais e até pessoais, o engajamento será prejudicado.
5- AUTOMOTIVAÇÃO
Acostume-se com isso! Você dificilmente terá o direito de reclamar e mostrar-se desmotivado ou frustrado! Eu sei que você também pode passar por isso, mas, não deve se expor com frequência! Lembre-se, você é o espelho! Você jamais terá uma equipe nota 10 se sua notar for 07.
Ah! E para finalizar, LIDERAR é uma ESCOLHA! Você não é obrigado a nada! E se estiver sendo, reveja, pois o impacto não será apenas em você, mas na equipe e nos negócios, sempre!
Um abraço,
Dra. Érica Belon
Doutora em Administração de Negócios - UNIMEP
Mestre em Educação - UNISAL
Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios
Pesquisadora, Professora e Empresária
11 2429-7924 // 11 9.9330-7208