Blog

Se você fizer essas 05 coisas propostas pela neurociência, você se tornará num líder excepcional!

Grande parte da população apresentou quadros de ansiedade e depressão após a pandemia do COVID-19, e seus funcionários fazem parte dessa estatística.

Altos níveis de ameaça é a forma como o cérebro vem processando qualquer situação que esteja a sua frente, de acordo com David Rock, PhD em neurociências. Isso significa que, as pessoas estão reagindo de forma totalmente diferente do que normalmente fariam.

Entretanto, compartilho aqui 05 dicas do Dr. Rock, que você líder pode fazer uso para transformar esse medo e ameaça em vantagens competitivas:

  1. Mude radicalmente sua forma de comunicar

Em vez de perguntar “Você já terminou a tarefa?”, diga: “Como anda essa tarefa?”. Veja bem, não se trata de passar a mão da cabeça do colaborador, ou de diminuir as suas expectativas sobre aquela tarefa, mas, de alavancar respostas neurológicas para ajudar as pessoas a terem sucesso nesse momento.

2.Tenha clareza

O nosso cérebro tem dificuldade em lidar com ambiguidade. Todas as vezes que você passa uma informação, nosso cérebro tem prazer nisso, contudo, se o conteúdo for ambíguo, para ele, isso é uma ameaça. Por exemplo, se alguém está conversando e você escuta metade da conversa e interpreta de que “talvez” falam da sua demissão, essa ameaça é mais dolorosa do que a real.

3. Ofereça autonomia e flexibilidade para o time trabalhar

Nosso cérebro anseia por controle. Trabalhar num ambiente centralizador e que não temos controle ou escolha, um pequeno estresse torna-se uma situação insuportável. Esta é uma das queixas mais comuns de funcionários que pede demissão: “Lá eu não podia fazer nada, tudo tinha que pedir!”

4. Crie relacionamentos baseados na empatia.

Naturalmente, o cérebro humano classifica as pessoas em 02 categorias:

Ingroup: é um grupo de pessoas que você acredita que são parecidos com você, tem os mesmos objetivos seus e são confiáveis.

Outgroup: é um grupo de pessoas que sugere uma certa preocupação da sua parte. São pessoas diferentes de você, com objetivos que não compactuam com o seus e não são confiáveis.

O segredo para isso acabar: treine seu time a ter relacionamento empáticos, assim, o cérebro deles interpretará menos ameaça.

5. Invista em metas compartilhadas e cooperação.

Não espere que todos os colaboradores home office farão uma entrega de 150%. Alguns sim, mas muitos não chegarão a 30%. Crie um clima de cooperação entre o time, de forma que os profissionais dos 150% ajudem os de 30% a performarem. Isso trará um maior senso de empatia, o que para o cérebro, é extraordinário para melhorar a performance.

Desejo-lhe sucesso na sua gestão!

Dra.Érica Belon

Doutora em Administração de Negócios

Neurocientista

Empresária / Palestrante / Professora

Especialista em ajudar pessoas a corrigirem suas rotas

11 9.9330-7208

© 2023 Érica Belon. Todos os direitos reservados. - site desenvolvido com ❤️ por Plutz Mentoria de Marcas