10 dicas para construir uma incrível marca pessoal e dar uma virada na carreira
Construir uma imagem pessoal que seja atrativa para o mercado de trabalho, não é uma tarefa fácil. Considerando essa época de desemprego que estamos enfrentando, a concorrência torna-se acirrada e, ser escolhido vai além das qualificações, prevalecendo muitas vezes a nossa identidade enquanto profissional.
Muitos recém-formados sonham em trabalhar em empresas que fazem parte do ranking “das melhores”, enquanto que outros considerados como especialistas em suas áreas de atuação, buscam dar um “up” na carreira, entretanto, ambos tem dificuldades nisso.
Há diversos métodos utilizados pelas empresas para atrair e manter os melhores talentos. Gostaria de compartilhar com você algumas dicas que poderão ser entendidas como estratégicas para você criar uma boa imagem profissional e te ajudar dar uma virada na carreira:
Defina a vida que você quer ter
Esse é o primeiro passo antes mesmo de escolher sua profissão. Por exemplo, profissionais que prezam pela rotina e não abrem mão de um trabalho regrado com hora para entrar e sair, aventurar-se como “médicos especialistas em atendimentos de emergência” talvez não seja uma boa ideia. Assim como, pessoas que não abrem mão do final de semana, buscarem empregos no ramo hoteleiro. Embora pareça um exemplo primário, muitos escolhem profissões pelo retorno financeiro ou por status, investem horrores em estudos e depois descobrem que não querem ter o estilo de vida que aquela carreira propõe!
Invista tempo em aprimorar suas melhores competências
Muitos dedicam-se tempo demais para desenvolver habilidades que não tem, e esquecem de treinar para tornarem “fenômenos” naquilo que por natureza, já performam. Se você tem dificuldades para descobrir suas melhores competências, busque ajuda de profissionais que poderão, através de inúmeras ferramentas, lhe dar uma devolutiva sobre sua performance.
Estude, mas estude muito
As empresas estão atoladas de pessoas com conhecimentos rasos; prova disso e quantidade de consultores que se adentram nas empresas para ensinar o “básico” aos profissionais que são formados na área mas não conhecem o mínimo para promover um trabalho de qualidade. Para sair da média você precisa estudar muito e provar que é um especialista no assunto. Assim, você consegue dar uma virada na sua carreira.
Esteja preparado para trabalhar
A faculdade nos capacita, mas não nos prepara. Muitas empresas tem em seu quadro profissionais de baixa performance. Profissionais de baixa performance são aqueles que não sabem separá-los de uma devolutiva sobre seu resultado, e quando isso acontece, levam para o lado pessoal. Pessoas que não suportam feedbacks sem passar a semana deprimidos por que ouviu do gestor que o relatório que fez não estava bom, está cada dia mais comum nos ambientes corporativos. Se você tem dificuldades com “devolutivas” busque ajuda profissional, um psicólogo é uma boa pedida.
Acorde motivado
Ninguém suporta e também não tem obrigação de suportar pessoas desmotivadas e mal humoradas no ambiente de trabalho. Lembre-se: foi você quem levou o currículo na empresa, portanto, você não tem o direito de estragar o dia do seu colega de trabalho. Resolva-se!
Seja o melhor naquilo que você fizer
O mundo está cheio de profissionais medíocres. Considerando esta premissa, hoje em dia é muito fácil ser alguém acima da média. Apenas um comentário: basta você escrever corretamente o nosso idioma que as empresas já o vê como alguém diferenciado! Entregue o seu melhor.
Cuide da sua imagem pessoal
Aqui me refiro desde o seu vestuário até a sua higiene pessoal. Não faça com que seu colega se constranja em ter que te dizer que é importante tomar banho antes de ir trabalhar, por que o time tem reclamado do seu cheiro de suor, ou, que você está com mal hálito. Não espere que alguém do RH lhe contate para te dar um toque sobre as roupas sedutoras que você tem usado no escritório. Cuidado! Muitos profissionais já estão rotulados.
Não reclame
Se o seu trabalho não está dentro daquilo que você esperava, ou, se o ambiente já não te agrada mais, peça sua demissão. Faça isso de maneira planejada, mas, por favor, faça! Ninguém tem obrigação de ouvir suas reclamações.
Alimente sua rede de contatos
Você precisa estimular outras pessoas a lembrar das suas competências e de seu conhecimento. Use as mídias sociais para fazer isso, publicando conteúdos, principalmente no LinkedIn. Gravar vídeos comentando suas experiências ajudam a alavancar sua marca pessoal. Pessoas que compartilham links e postagens alheias é porque não tem muito a dizer, ou seja, não tem conteúdo! As empresas estão de olho nisso!
Cuide do seu corpo, da sua mente e do seu espírito
Alimente-se de coisas saudáveis e pratique atividades físicas. Esteja próximo de pessoas que agreguem valor a sua vida e nutram sua mente de coisas positivas. Tenha um relacionamento com Deus; não me refiro aqui a doutrina religiosa, mas, àquele a quem você professa sua fé. Lembre-se, o equilíbrio é fundamental para o indivíduo.
Trabalhe duro, estude muito, seja transparente e honesto e principalmente agradecido com aqueles que te ajudarão! Não tem como não dar certo!
Desejo-lhe sucesso!
Dra. Érica Belon
Érica Belon Escola de Carreiras
Rua Santa Rita, 1249 – centro, Itu/SP
11 2429-7924 // 11 9.9876-3012
Confira também:
7 dicas para contratar o talento certo